7 Dicas para vender a sua casa

Vender um imóvel não é difícil. O difícil é vender o imóvel a um preço de mercado mais elevado, o mais rápido possível e sem inconvenientes para nenhuma das partes. Como sabemos que este desafio pode se tornar muito stressante para a maioria dos Proprietários, deixamos aqui 7 dicas para vender a sua casa a um preço justo,...
03 jan 2025 min de leitura
 
Vender um imóvel não é difícil. O difícil é vender o imóvel a um preço de mercado mais elevado, o mais rápido possível e sem inconvenientes para nenhuma das partes. Como sabemos que este desafio pode se tornar muito stressante para a maioria dos Proprietários, deixamos aqui 7 dicas para vender a sua casa a um preço justo, de forma mais rápida e facilitada.
 
  1. Contrate um bom Consultor Imobiliária
    • Existe uma expressão portuguesa que diz “cada macaco no seu galho”. Um bom Consultor Imobiliário tem formação e experiência para conseguir o melhor negócio para si. O facto de conhecer bem o mercado local, ter potenciais compradores em carteira, seguir um plano de marketing e fazer-lhe um estudo de mercado, ajudará em muito na venda. Para além disso, o Consultor irá contratar um fotógrafo profissional, tratar de toda a burocracia de documentação do imóvel, promover o imóvel através de ferramentas que os particulares não têm acesso, negociar o melhor preço perante uma proposta de comprador, etc.
    • Saiba mais sobre o porquê contratar uma agência imobiliária.
  2. Documentação preparada para uma escritura rápida
    • Nada é pior que ter o negócio acordado com um Comprador e depois não conseguir rapidamente contratualizar o combinado. Quer para elaboração do contrato de promessa de compra e venda, quer posteriormente para a escritura, é necessário ter vários documentos do imóvel e atualizados. Algumas entidades emissoras desses documentos (a câmara municipal, por exemplo) têm prazos bastante alargados para entrega dos documentos após o seu pedido. A demora na contratualização do negócio poderá fazer com que o Comprador desista. Tenha tudo preparado ainda antes de colocar o imóvel à venda.
    • Saiba qual toda a documentação necessária para vender a sua casa.
  3. Preço para vender
    • Nenhum Comprador quer fazer uma má compra. 80% do sucesso da venda de um imóvel está na colocação do valor de venda justo para ambas as partes. Para chegar a esse valor deve fazer um estudo de mercado. Existem vários métodos de avaliação imobiliária, mas com certeza que não irá agora tirar um curso de avaliação para vender o seu imóvel. A melhor forma de contornar a situação é de facto contratar um Consultor Imobiliário e pedir-lhe para lhe fazer um estudo de mercado (normalmente são gratuitos). No limite, analise os imóveis que se encontram à venda à volta do seu imóvel e se são ou não semelhantes ao seu.
    • Saiba mais sobre a importância do estudo de mercado imobiliário.
  4. Divulgação nos portais imobiliários
    • Já lá vão os tempos em que colocar um cartaz de venda na janela chegaria para vender o seu imóvel ao melhor preço. Um dos segredos para vender o imóvel ao melhor preço é conseguir vários interessados e assim obter mais propostas de compra. Para isso, e, porque a maioria dos compradores procuram os imóveis nos portais imobiliários, deverá promover o seu imóvel nesses sites. Alguns portais imobiliários são pagos, outros permitem um anúncio gratuito. No entanto, dão sempre mais destaque aos anúncios pagos. Os gratuitos ficam no fim das listagens e normalmente os compradores não vêm todas as páginas de listagem de imóveis. Para ter sucesso nos portais imobiliários deve ser investir em anúncios pagos e destacar o seu imóvel dos demais.
  5. Qualifique os potenciais Compradores antes do agendamento da visita
    • Se o seu imóvel estiver a ser bem promovido e a um preço justo, irá ter vários pedidos de visita. Supondo que não tem todo o tempo do mundo para fazer visitas e que tem preocupações ao nível da quer da sua segurança, quer dos seus bens, deverá fazer algumas perguntas ao potencial Comprador antes de agendar a visita. Perguntas como “conhece a zona?” ou “o que procura é de facto um apartamento com 2 quartos?” ou “se for recorrer a financiamento, já falou com o seu banco?” são questões de qualificação de comprador que deverá fazer para não perder o seu tempo nem o dos compradores.
  6. Prepare o seu imóvel para as visitas
    • O que se espera de uma visita é que os potenciais compradores se apaixonem pelo imóvel à primeira vista. Para isso devemos realçar tudo o que é de bom no imóvel e reparar tudo que é possível para diminuir o impacto dos defeitos da casa. Limpe e arrume para libertar espaço, ilumine, acendendo as luzes e abrindo todas as persianas e repare aquela lâmpada que já está fundida, ou a torneira que verte água ou a campainha que não toca. E, por fim, tire as fotos de família, os objetos de decoração mais pessoais, os objetos ligados a religião, política ou gostos clubísticos. O objetivo é que o Comprador se sinta em casa! 
  7. Esteja recetivo a analisar todas as propostas 
    • Quando recebe uma proposta abaixo do que pretende não tem que se sentir ofendido. Lembre-se que todos os Compradores tentam fazer o melhor negócio para eles. Compradores querem sempre comprar mais barato como Vendedores querem sempre vender mais caro. O facto de alguém se mostrar interessado no seu imóvel e querer fazer-lhe uma proposta já é um bom sinal de comprometimento. Não tem que aceitar e pode sempre contrapropor seja no valor final de compra, no prazo para escritura ou no valor de sinal num contrato de promessa de compra e venda. E se não chegarem a um acordo, está tudo bem, o imóvel continua a ser seu! Mas não feche as portas à partida, pois existem muitos Compradores que tentam valores mais baixos, mas depois de já estarem comprometidos e envolvidos emocionalmente com a compra, acabam por subir bastante as propostas feitas inicialmente. 
    • Saiba como fazer uma proposta de compra.
 
Veja Também
Outras notícias que poderão interessar
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.