10 dicas para preparar o seu imóvel para VENDA

Quando tem o seu imóvel para venda quer que os potenciais Compradores tenham uma excelente experiência ao visitá-lo. Claro que o ideal é trabalhar com um Consultor Imobiliário que tenha formação em Home Staging e que preparem o imóvel de forma a que ele fique mais atrativo. No entanto, deixamos aqui 10 dicas que o próprio...
04 nov 2024 min de leitura

 

 

  1. Elimine os odores

 

    • Apartamentos ou moradias fechadas há muito tempo costumam apresentar mau cheiro, nomeadamente a mofo. Antes da visita é importante abrir as janelas todas com o devido tempo de antecedência e permitir ao imóvel arejar o suficiente. Se for necessário coloque uma vela ou ambientador, de preferência com cheiro a citrinos (está comprovado que é o cheiro mais consensual). 

 

  1. Quanto mais iluminado melhor

 

    • Para todos os Compradores é importante a luminosidade do imóvel e nem sempre se agenda as visitas no horário em que o sol incide mais sobre o imóvel. Então abra todas as portadas, persianas e ligue as luzes das divisões. Tudo isto antes da visita para que esteja tudo pronto quando o Comprador chegar.

 

  1. Despersonalize 

 

    • O grande objetivo da visita com um Comprador é que ele se sinta “em casa” no seu imóvel. Que consiga visualizar-se a morar lá e que durante a visita já esteja a imaginar a própria mobília e bens pessoais na casa. Então para isso é necessário retirar os seus bens mais pessoais, nomeadamente, as fotografias e tudo que diga respeito a gostos clubísticos, religiosos e políticos. Pense nos andares modelo ou nas casas de revista, se reparar está tudo o mais “clear” possível.

 

  1. Arrume o mais possível

 

    • Para que o imóvel pareça o mais amplo e espaçoso possível, é necessário haver uma arrumação de todas as “tralhas” que costumamos ter. Por mais pequenas que sejam ocupam sempre espaço, então livre-se das taças dos animais no chão, dos tapetes das casas de banho, da bijuteria nas mesinhas de cabeceira, etc.

 

  1. Desligue os ruídos

 

    • Pretendemos que a atenção do Comprador esteja toda na casa então desligue tudo o que o possa distrair: televisão, rádio ou outros barulhos. Se pretender, coloque uma música ambiente, mas bem baixinho. 

 

  1. Reparações

 

    • Todos os Proprietários de imóveis usados conhecem algo que funciona menos bem no imóvel: uma janela que não abre, um estore partido, uma torneira estragada… São pequenas reparações que ao nível económico não são significativas, mas que fazem a diferença na Compra de um imóvel. Assim, evita-se que o Comprador se concentre em aspetos negativos. 

 

  1. Permita ao Comprador “cuscar” tudo o que pretender

 

    • Uma das preocupações dos Compradores é garantir que o imóvel tem arrumação para todos os seus bens. Então, é muito comum os Visitantes pretenderem abrir os armários embutidos ou os móveis da sala para perceberem a profundidade de cada um deles. À frente do Proprietário nem todas as pessoas se sentem confortáveis para isso. Idealmente, ao trabalhar com um Consultor Imobiliário, o Proprietário nem deve estar na visita, mas, se não for esse o seu caso, garanta que o Comprador se sente à vontade para abrir todos os armários que pretender. 

 

  1. Tons neutros

 

    • Gostos não se discutem e as cores são extremamente subjetivas, mas está comprovado que as cores neutras como o branco ou o bege são as mais consensuais sobretudo para as paredes dos imóveis. Se pretende agradar ao máximo os potenciais Compradores não opte por cores fortes. 

 

  1. Mobile o imóvel caso esteja devoluto

 

    • As divisões dos imóveis, quando vazias, tendem a parecer mais pequenas do que realmente são. Caso tenha um imóvel devoluto para venda, coloque algumas mobílias simples como a cama ou um sofá para que os Compradores consigam ter uma melhor noção dos espaços. 

 

  1. Não seja um comercial agressivo quando se trata da venda do imóvel

 

    • Os Compradores ou gostarão, ou não do seu imóvel. Não é por dizer o quão fantásticas são as vistas da varanda ou o quão espetacular é a aspiração central que faz com que os Compradores passem a gostar da sua casa. O ideal é falar o menos possível, deixá-los à vontade para tirar todas as dúvidas e informar apenas do essencial ou o que não se consegue perceber numa primeira vista. Isto não impede de pedir-lhes o feedback e o que gostaram ou não no imóvel para se perceber se são objeções que se consegue resolver (por exemplo, as cores das paredes ou o tipo do chão) ou não (como, por exemplo o facto de não ter varanda ou de não ter a área pretendida). 

 

 

Acreditamos que ao aplicar estas nossas dicas conseguirá valorizar mais o seu imóvel e conseguir melhor negócio para si. Porém, como estas existem muitas outras estratégias que um profissional utilizará para conseguir uma venda mais rápida e ao melhor preço possível. 

 

Para vender o seu imóvel com sucesso e sem se preocupar com nada, contacte-nos.

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